quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

A. V.iolent A.rmy T.hat A.ttacked R.epublic

Pelo menos essa é minha interpretação de AVATAR.
Não faço revisão para revistas, fato. Eu quero falar sobre o filme porque ele me tocou muito. É um filme que vai muito além das aparências, cheio de sinais e coisas escondidas.
AVATAR fala sobre a destruição da sociedade, no meu ver. Afinal, primeira coisa: a tribo nativa se chama de "O Povo". Legal, então, para mim, o oposto do "Povo", são os humanos, que chamarei de "O Governo".
"O Governo" busca dinheiro em detrimento do "Povo". Portanto, mina sua iniciativa pessoal, retirando de vez sua rede de informações (estrutura social), que é representada pela árvore. Sem comunicação, "O Povo" fica desolado e sem recursos.
Então, "O Governo" tenta desfazer o poder religioso, representado por aquela outra árvore. Mas a possível perda da religião gera uma revolta tremenda, que os fazem ganhar a guerra.
AVATAR também representa para mim a repressão, o mecanismo de tolhimento, a necessidade da comunicação, o "how to" para destruir uma nação. Também representa o advento da tecnologia sobre a natureza, a inter-comunicação entre as formas de vida, a ligação do ser humano com a natureza ,(Para todos que ignoraram a simbologia do cordão umbilical quando a cientista está conectada à árvore, assistam de novo. Vocês realmente não prestaram atenção no filme.) uma visão orwelliana sobre como o mundo poderia ser e como o governo engana, rouba e mata para fazer suas vontades.
O filme me fez chorar. Não pela comunicação que eles perderam. Não pelo mundo que eles viviam. Mas sim pela comunicação que perdemos. Pelo mundo que vivemos.
"Alguma hora a gente tem que acordar." (Jake Sullivan) - pena que ainda não acordamos.

Eu sempre estou disposto a ouvir os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário